top of page
O Poder Da Meditação

Andar rápido, trabalhar mais distrair-se com televisão e filmes, tomar estimulantes, a simples verdade é que não conseguiremos curar o mundo se não Vivermos em uma sociedade onde o estresse suplantou a felicidade tornando-se o estado mental mais comum.


Pensamentos desordenados causam a ansiedade e o desânimo das pessoas e poucas pessoas encontram a harmonia e o equilíbrio dentro de si próprias.



A meditação é a cura homeopática para os males da civilização moderna.


Com a prática diária podemos diminuir a ansiedade e solucionarmos os problemas com muito mais facilidade, existem várias técnicas para a meditação e todas com um excelente resultado.


Devemos todos os dias reservarmos um tempo para a prática da meditação, o tempo não precisa ser muito longo (30 minutos), e com a experiência o mesmo pode ser aumentado.



A prática da meditação faz com que a pessoa se conecte com sua essência divina trazendo paz, saúde e harmonia, integrando a pessoa com o universo e todos os níveis de consciência superior.


Existem muitas formas de meditação, como por exemplo, a meditação baseada em chacras, yantras e mantras.


Ainda que as formas de meditação variem entre si, todas empregam técnicas de concentração que nos auxiliam a deter nossas correntes de pensamentos turbulentos.

Quando a mente está calma, tal como um lago sem ondulações, sentimos uma paz e poder totais.


Geralmente as praticas de meditação envolvem a concentração nos centros de energia do corpo, concentração em uma imagem, entoação de mantras ou músicas, ou yantras.


A meditação em Transe é realizada com a entoação de determinados sons.

Mantras são sons ou entoações sagradas em batidas seqüenciais que ao serem repetidas levam a pessoa a um estado de consciência mais elevado.


Os sons produzidos, durante este tipo de meditação, são uma forma de energia que conecta você com mundos de luz e de êxtase espiritual.


Você pode entoar o mantra em voz alta, sussurá-lo, mentalizá –lo ou simplismente ouvi-lo.

Talvez o mantra mais conhecido por nós sejo o Psy Trance, o qual se traduz como "a jóia no coração do lótus" ou "a Iluminação está em tudo".


Ao entoar um mantra repetidas vezes durante sua meditação, você irá - com o tempo - desenvolver seu poder de concentração a um grau elevado, sentindo uma enorme paz interior e clareza mental.


O truque é concentrar-se nos sons e significados sagrados do mantra.

in http://espiritualevolution.blogspot.pt/2009/05/o-poder-da-meditacao-sintonia-com-o.html



Cada vez que sua mente se distrair da concentração pura, traga-a de volta para sua meditação concentrando-a no mantra.

A prática da meditação significa um processo para que se possa alcançar concentração intensa e acesso ao funcionamento mental com mais clareza.

A meditação é normalmente associada à religiões, principalmente as orientais, devido também a sua provável origem neste hemisfério do planeta. Mesmo assim, a prática não precisa estar necessariamente associada à um ritual religioso.

 

Ela pode, e já é, muito aplicada para desenvolvimento e conhecimento pessoal pura e simplesmente.

 

O princípio do auto conhecimento é o que rege a meditação. O processo se desenvolve para que em um momento de atenção e concentração em seu interior, a mente seja atingida no sentido de compreensão. Ou seja, quando o praticante consegue se interiorizar, tem a intenção de se auto interpretar e concretizar um objectivo específico como, por exemplo, um estado de maior calma e plenitude.

Nirvana

A denominação “nirvana” é dada para um dos possíveis estados de alcance por meio da meditação. Tal estado consiste numa calma intensa em que o indivíduo se vê livre de quaisquer influências do ambiente externo, está absolutamente interiorizado e é capaz de abstrair fatores de distração como o barulho e a movimentação, pois está com todos os sentidos concentrados em si e em sua mente.

Efeitos

Muitos são os efeitos da meditação no corpo humano. Além de exigir treino, a prática constante desenvolve etapas de avanço em que se torna cada vez mais fácil e rápido atingir estados mais plenos e conscientes.

Ela pode ser também utilizada para tratamentos de doenças psíquicas como, por exemplo, a depressão. Estudos comprovam que a meditação pode diminuir, significativamente sintomas depressivos, assim como outras disfunções como insónia e stress.

O maior entendimento que gera acaba por clarear alguns pontos que podem estar bloqueando a felicidade das pessoas, sendo assim, consegue fortalecê-las para uma maior compreensão e aceitação de situações criando coragem para mudanças.

A depressão exige que o indivíduo entenda os problemas que o cercam e entenda suas respectivas reacções a eles. Isso tudo pode ser feito através da interiorização da prática diária de alguns minutos de concentração em si e abstracção do resto.

Na rotina

O dia a dia da maioria dos habitante do mundo é realmente muito apressada, cheia de pressões e motivos de ansiedade. Muitos optam pelos remédios químicos, outros por terapias alternativas e alguns, pela meditação.

Com o poder de literalmente acalmar os nervos, no começo pode parecer difícil para em meio a tudo aquilo que se tem para fazer e olhar para dentro e reflectir. Mas com o tempo, os resultados são muito válidos e visíveis. É possível atingir uma calma e conhecimento que irão reflectir na rotina e em todas as actividades que a compõe. Sendo assim, dê uma chance para se conhecer melhor e explorar os melhores caminhos para ser bem sucedidos sem exageros, com equilibro energético e alegria de viver.

Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

in «eu sem fronteiras»

bottom of page